Festas Infantis Sustentáveis

Nunca é cedo demais para ensinarmos às crianças o quão importante é e como podemos proteger o mundo em que vivemos. E, as oportunidades para isso estão em cada momento de nossas vidas. Inclusive – e especialmente – na hora de festejar.

Então, que tal uma festa verde no aniversário do seu filho? Tudo bem que ele não seja Palmeirense, nem queira o Incrível Hulk decorando a mesa do bolo; tampouco você deseja cobrir o mundo cor-de-rosa de sua princesa de tule esverdeado... Mas, saiba que verde é o tom do momento!

Paleta de cores à parte, fazer uma festa infantil verde - ou ecologicamente sustentável - é mais fácil do que parece! Apenas imagine uma festa sem frituras e alimentos artificialmente “lindos” e recheados de ingredientes nocivos à saúde; uma festa com menos papel e plástico sendo descartados a esmo; uma festa sem balões estourados espalhados por todo lado (que além de irritarem crianças pequenas, podem entupir ralos, ser engolidos por animais, entre outros destinos nada glamourosos); uma festa onde a diversão é garantida sem o uso de eletricidade... E, pode apostar: as crianças vão adorar saber que ao mesmo tempo em que festejam estão colaborando com o planeta em que vivem.

O Local e o Tema da Festa
Escolher o local da festa pode ser um bom começo. Comemorar o aniversário ao ar livre, em um parque, numa praça do bairro, numa reserva florestal, numa fazenda ou mesmo no quintal de casa, além de deixar as crianças com uma sensação especial de liberdade, faz com que aprendam sobre a importância do meio ambiente e os cuidados com as plantas e os animais. Temas como “Fazendinha”, “Dinossauros”, “ Insetos”, “Fadas” ou “Jardim” são bem apropriados e podem servir como uma boa aula de ecologia. Escolher um parque ou uma praça do bairro e organizar um plantio de mudas de árvores e flores pode ser bem gratificante para todos. Peça ajuda a um professor, um biólogo, um jardineiro ou alguém que entenda do assunto para ensinar às crianças como plantar e cultivar de maneira orgânica e como essa ação afeta o planeta de maneira positiva.

Caso seja impossível a realização da festa ao ar livre, opte por um espaço fechado com iluminação natural e boa ventilação.

Convites
Caso os convidados tenham acesso a e-mail, abra mão da impressora e crie um lindo convite eletrônico. Se ainda não têm acesso ao computador (como no caso dos coleguinhas da pré-escola), faça os convites em papel reciclado ou reaproveite papéis de malas-diretas. Existe no mercado papel feito com sementes, que pode ser plantado na terra depois de usado. Antes de incluir algum brinde no convite, pense na sua real utilidade e se ele é feito de material reciclado ou reciclável.

Presentes
Todos concordamos que ganhar presente é uma das melhores partes de se fazer aniversário - e, de certa forma, sempre esperamos por eles. Principalmente as crianças. Mas, que tal aproveitarmos esse momento para ensinar-lhes sobre consumo consciente e os 3Rs da sustentabilidade? Já que vai ter festa e, consequentemente, presentes novos, faça com a criança uma faxina geral, separando brinquedos, livros e roupas em desuso e doando-os para crianças carentes ou entidades assistenciais. Sempre que possível sugira aos convidados que dêem presentes reciclados, ou seja, que dêem livros e brinquedos usados em bom estado, que poderão ser aproveitados pelo aniversariante ou doados para outras crianças da comunidade. Escolher uma instituição para o envio de doações também é uma boa opção socialmente responsável para aqueles aniversariantes que já têm tudo. E, quando for a sua vez de presentear alguém, use a sugestão da reciclagem ou compre brinquedos reciclados ou de material reciclável e que não requeiram o uso de pilhas e baterias.

Embrulho de presente é outro item onde podemos usar a criatividade de maneira sustentável, utilizando jornal, papel reciclado ou tecido – ou reutilizando embrulhos de outros presentes.


Decoração
Aqui valem os 3Rs de ponta a ponta: REDUZA o número de itens da decoração, REUTILIZE o que puder – de objetos de decoração a utensílios – e RECICLE tudo o que não for resíduo orgânico. Dê a destinação correta para o lixo gerado na festa e utilize produtos biodegradáveis na limpeza antes e depois do evento.

Na decoração, use toalhas de mesa e guardanapos feitos de tecidos fáceis de lavar e passar. Sirva os comes e bebes em pratos, talheres e copos que possam ser lavados e reutilizados em outras ocasiões. Existem copos de plástico feitos de material mais rígido que, além de inquebráveis, podem ser usados muitas vezes seguidas.

Existe uma infinidade de ideias criativas para substituir os balões de látex: bandeirolas de tecido ou papel reciclado, flores, guirlandas e bolas de papel, lanternas chinesas, fitas de cetim, bolas de plástico reutilizáveis, etc. Na internet há muitos sites e blogs com sugestões maravilhosas de decoração feitas com esses materiais.

Para a ornamentação da mesa do bolo, experimente usar os brinquedos do aniversariante – fica ainda mais personalizada e a criança pode, inclusive, ajudar a decorá-la. E flores, sempre! De preferência as que possam ser transplantadas para um jardim depois da festa.


Comes e Bebes
Acredite: comida de festa também pode ser saudável! Comece evitando as gorduras saturadas e calorias vazias de frituras, refrigerantes e guloseimas industrializadas. Crie um visual lindo e apetitoso com o colorido de sucos naturais e frutas servidas de maneiras divertidas. Ofereça sanduíches em pães integrais ou feitos de milho, cenoura ou leite. Bolos com cobertura de pasta americana ou outros tipos de glacês ficam lindos na decoração da mesa, mas não são muito saudáveis – e, às vezes, nem mesmo saborosos. Prefira um bolo (ou cupcakes) simples, de cenoura, banana ou chocolate, e capriche nos enfeites. Para um bolo com decoração temática existe a opção do bolo cenográfico, que tanto pode ser feito em casa (com caixas de papelão forradas com papéis coloridos, adesivos e brinquedinhos) como alugados, feitos por cake designers ou artistas plásticos. A mesa de guloseimas está na moda e, mais do que uma parte dos “comes”, ela faz parte da decoração. Se possível, evite tê-la em festas com crianças pequenas (até cinco anos) ou substitua seus componentes por guloseimas mais saudáveis, como fondue de chocolate com frutas, gelatinas, balas de algas, doces caseiros, entre outras. Mas, pode deixar os brigadeiros, porque aniversário sem eles não dá!


Lembrancinhas
Lembrancinha, como o nome diz, é para ser uma pequena recordação em agradecimento pela presença do convidado na festa. Evite exageros. Se for usar sacolinhas-surpresa, faça-as em tecido ou papel reciclado e não encha-as de balas, pirulitos e chicletes. Evite também aqueles brinquedinhos baratos que quebram logo após saírem da sacola e que não têm muita serventia. Dê brindes ligados ao tema da festa e adequados à faixa etária dos convidados e que sejam, de alguma forma, educativos e úteis. Massinha de modelar feita em casa, saquinhos de sementes ou mudas de plantas, livrinhos de estória, caderno e giz de cera para desenhar ou um objeto criado por eles mesmos durante a festa.


Entretenimento
Atividades de integração são as melhores pedidas. Crianças gostam de brincar com outras crianças e – à exceção da tomada do aparelho de som – não precisam de eletricidade para se divertirem a valer. Portanto, esqueça os brinquedos eletrônicos ou aqueles de parque de diversão. Resgate as brincadeiras simples de antigamente, como dança das cadeiras, caça ao tesouro, passa anel, galinha-choca (ou corre-cotia), esconde-esconde, gincanas, etc. Dê-lhes alguns bambolês, cordas, bolas e petecas e deixe que elas criem as brincadeiras. Sempre com a supervisão de adultos, é claro.

Outras opções bem interessantes são as oficinas, que podem ser de artesanato (com materiais reciclados), culinária (de comidas saudáveis) ou, como já mencionado antes, o plantio de mudas de árvores e sementes. Os trabalhos criados pelas crianças, além de proporcionarem diversão, também servirão como lembrancinha da festa.

2 comentários:

Juliana disse...

Adorei o post! Muuuuito bom. Estava em busca de dicas para criar uma "Eco-party" para minha filha e todas as dicas são de grande valia. Acredito que uma festa assim é educativa (além de recreativa)e desperta o olhar dos adultos (pais) sobre o tema. Parabéns!

Anônimo disse...

Gostei muito das sugestões. Tenho mais uma. O brigadeiro pode ser de casa de banana (na net tem a receita, que não vai leite condensado, pouco açúcar, pouco chocolate e o sabor fica ótimo - criança nem nota que não é o verdadeiro, sem contar que tem muito mais fibras e menos calorias). Fica aí minha dica.