Evento Verde



Você já parou para pensar na quantidade de lixo que um evento produz? Qualquer evento, não importando seu tamanho ou objetivo, é um grande produtor de resíduos. Basta olhar a lixeira de uma festa de aniversário: guardanapos de papel em profusão, incontáveis pratos, copos e talheres de plástico, forminhas de doces, garrafas de bebidas, balões estourados, sem falar nas embalagens de presente. Sem dúvida que o tamanho do lixo será sempre proporcional ao tamanho da festa, mas mesmo aquela pequena reunião de amigos em volta de uma pizza, invariavelmente, terminará com uma lixeira cheia.

Eu não sou uma pessoa ecologicamente engajada, do tipo que sai pelo mundo lutando contra todo tipo de desastre ambiental e coisas do gênero. Tampouco desejo me tornar uma eco-chata de plantão. Mas, faço a minha parte diariamente, reciclando o meu lixo, evitando desperdícios, reutilizando materiais... e ensinando à minha filha a importância de tudo isso. O respeito ao meio-ambiente - à minha Terra - faz parte dos meus valores pessoais e profissionais. E não é modismo, nem demagogia... muito menos "marketing"!

Com isso em mente, ao retomar minha carreira em eventos, decidi adotar o conceito "EventoVerde", cujo objetivo é usar, sempre que possível, os 3 Rs da sustentabilidade na organização de um evento. Isto significa tentar REDUZIR, REUTILIZAR e RECICLAR tudo o que for possível, de uma maneira economicamente viável, com criatividade e glamour.


Na prática, esse trabalho começa no planejamento, na montagem do check-list, onde todos os itens necessários para a realização do evento são avaliados. Do convite à limpeza pós-evento, tudo deve passar pelo crivo dos 3Rs.

Infelizmente, o mercado brasileiro ainda está engatinhando dentro desse universo e, por isso, há uma grande carência de fornecedores alinhados com esse conceito. Muita coisa já acontece lá fora, em outros países, mas poder usar produtos e serviços locais é uma das premissas de um evento ecologicamente sustentável. Por conta disso, o custo, às vezes, pode ser um grande empecilho para um evento 100% verde. Mas, que seja 1%... Já vai fazer uma grande diferença!

Texto publicado no blog: http://luxcoreseamores.blogspot.com, de minha autoria

Nenhum comentário: